Doutorado Acadêmico em Engenharia Mecânica

O Doutorado em Engenharia, oferecido pela UNISINOS em parceria com a UNISATC tem foco na formação de caráter transdisciplinar, promove a formação e qualificação de profissionais para atuar em pesquisa, desenvolvimento e inovação.


A união das duas instituições representa grande desenvolvimento de conhecimento, ampla utilização de diferentes laboratórios e a possibilidade de novas experiências na área de pesquisa.


Os projetos dos alunos aprovados no programa serão conduzidos e apoiados por professores gabaritados e com domínio de diferentes áreas de estudo.

Confira o regimento interno:

Baixe o Regimento Interno do Programa de Pós-graduação (PDF)


Faça seu cadastro

para mais informações!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

ENGENHARIA DE ENERGIA



A área de concentração Engenharia de Energia engloba o estudo dos processos de conversão, transmissão e armazenamento da Energia. As pesquisas se concentram na análise e otimização de sistemas térmicos, visando a obtenção de maior eficiência energética, principalmente na área de energias renováveis. Várias ferramentas são utilizadas, como simulação computacional, ensaios experimentais, modelagem termodinâmica e estudos analíticos.



LINHAS DE PESQUISA


SISTEMAS TÉRMICOS E ENERGÉTICOS

A Linha Sistemas Térmicos e Energéticos é voltada ao estudo, à análise e à simulação de sistemas térmicos e de processos de escoamento, a fim de melhor compreender os fenômenos físicos envolvidos nos mais diversos processos. Baseado nos resultados, desenvolvimento de tecnologias mais limpas e modificações de projeto em cada sistema particular podem ser delineadas e testadas a fim de melhorar o desempenho e minimizar o consumo de energia.

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DA GERAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ENERGIA

A Linha Gestão e Otimização da Geração e Utilização da Energia visa o desenvolvimento por meio da pesquisa e da inovação de sistemas energéticos a partir de técnicas de otimização, produção de energia proveniente de fonte renovável empregando sistemas solar térmico e fotovoltaico, aplicações de materiais econômica e ambientalmente mais sustentáveis, avaliação e minimização de impactos ambientais associados aos sistemas construtivos, edificações e processos industriais em geral. Buscam-se também mudanças de matérias-primas e insumos, minimização de perdas de matéria-prima e energéticas e utilização de resíduos sólidos e térmicos, em especial biomassas, para melhor aproveitamento e eficiência energética.




CONFIRA O EDITAL COMPLETO DO PROCESSO SELETIVO


Confira também!

ESTRUTURA CURRICULAR
PROFESSORES DO CURSO
COORDENAÇÃO DO CURSO

® Todos os direitos reservados.